Dos miúdos de agora

É tanta "mania", tanta futilidade, tanto sentimento de superioridade, tanta falta de respeito, tanta falta de valores! Pior ainda é ver que é a própria sociedade a incentivar e a cultivar este tipo de comportamento. Imponham regras, ensinem-nos a agir de acordo com a idade, expliquem-lhes as coisas. Hoje em dia é muito fácil obter informação e o que isso nos traz de bom, traz também de mau, há informação de qualidade mas também há o oposto, como distinguir uma da outra se não há acompanhamento, orientação?
Uma filha minha com 14 anos não há-de ir para a discoteca só porque as amigas vão, não há-de ir para a escola maquilhada como uma mulher de 25 ou andar quase sem roupa (nem aos 14 nem em idade nenhuma), não quero saber se sou a má da fita. E mais, há-de compreender porquê, porque é que não pode, porque é que não deve.
Por favor tentem incutir-lhe alguns valores. Dêem-lhes atenção, passem tempo com eles, conversem com eles. Tentem percebê-los e orientá-los. Epa, tentem, eu sei que não é fácil mas TENTEM!!

* Há excepções, felizmente há excepções!

2 comentários:

  1. Sim...há exceções...mas tenho de concordar que as coisas estão um pouco descontroladas para muitos...a vida está difícil para muitos pais e por vezes não conseguem acompanhar como desejariam...não é um assunto fácil!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está difícil e ainda assim vejo pais a dar aos filhos dinheiro que não têm para coisas dispensáveis, porque querem vê-los felizes, querem vê-los quietos, querem que os filhos não os chateiem com os seus problemas de adolescentes (que nós desvalorizamos mas para eles são importantes, como foram para nós na idade deles). É mais fácil dizer que sim do que perder tempo a explicar porque não pode ser tudo como eles querem. Entristece-me e choca-me ver certos comportamentos e um dia vai-me custar ainda mais quando tiver um filho/filha, tentar incutir-lhe valores e as pessoas à sua volta agirem todas de forma contrária. Não é fácil ser pai hoje em dia, mas é preciso sê-lo.
      Bjo

      Eliminar