Do Amor

Há textos que nos roubam as palavras, este é um deles, por isso não resisti a copiar as frases que mais me falam ao coração porque reflectem tudo aquilo que digo vezes sem conta, tudo o que penso, quiçá tudo o que sinto...

"do amor puro, do amor cego, do amor estúpido, do amor doente, do único amor verdadeiro que há"
"um gesto largo, de correr um risco, de um rasgo de ousadia"
"Já ninguém se apaixona? Já ninguém aceita a paixão pura, a saudade sem fim, a tristeza, o desequilíbrio, o medo, o custo, o amor, a doença que é como um cancro a comer-nos o coração e que nos canta no peito ao mesmo tempo?"
"Amor é amor. É essa beleza. É esse perigo. O nosso amor não é para nos compreender, não é para nos ajudar, não é para nos fazer felizes. Tanto pode como não pode. Tanto faz. É uma questão de azar. O nosso amor não é para nos amar, para nos levar de repente ao céu, a tempo ainda de apanhar um bocadinho de inferno aberto."
"O amor puro não é um meio, não é um fim, não é um princípio, não é um destino. O amor puro é uma condição."
"O amor não se percebe. Não dá para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende."
"O amor é uma verdade. É por isso que a ilusão é necessária. A ilusão é bonita, não faz mal. Que se invente e minta e sonhe o que quiser."
"A realidade pode matar, o amor é mais bonito que a vida. A vida que se lixe."
"Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não esta lá quem se ama, não é ela que nos acompanha - é o nosso amor, o amor que se lhe tem."
"Não é para perceber. É sinal de amor puro não se perceber, amar e não se ter, querer e não guardar a esperança, doer sem ficar magoado, viver sozinho, triste, mas mais acompanhado de quem vive feliz. Não se pode ceder. Não se pode resistir."
"Só um mundo de amor pode durar a vida inteira. E valê-la também."


Miguel Esteves Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário